Ministério da Saúde orienta o povo sobre os sintomas do covid 19



BRASÍLIA 
- Diante do cãos na saúde pública, no tocante a proliferação do vírus Covid 19, o Ministério da Saúde tem trabalhando para evitar situação pior.

Como se sabe, existe um fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 que deve ser cumprido pelas unidades de saúde, baseado em sintomas apresentados nas seguintes situações:

Situação 1
Viajante: pessoa que apresente febre, pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, cor azulada ou acinzentada da pele, batimento de asa de nariz e retração da musculatura das costelas durante a respiração) e com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias.

Situação 2:
Contato Próximo: pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, cor da pele azulada ou acinzentada, batimento de asa de nariz e retração da musculatura das costelas durante a respiração) e histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias.

Situação 3:
Contato Domiciliar: pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza).

De acordo com o Ministério da Saúde (SMS), o contato próximo é definido como estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI).

O contato próximo pode incluir cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.

Já a definição de caso suspeito, considera além do quadro clínico, a identificação da procedência e do roteiro de viagem nos últimos 14 dias deve ser realizada de forma mais detalhada possível em todas as portas de entrada da rede assistencial, seja ela pública ou privada (país e cidade, número de voos, datas, etc).

Os pacientes com histórico de contato com casos suspeitos ou confirmados, ou histórico de viagem para as regiões com transmissão comunitária da doença e que apresentem sintomas de febre e pelo menos mais um sintoma de gripe (coriza, dor de garganta, tosse, espirro) devem procurar a rede de atenção básica para notificação e realização do exame.

Da Redação
Com informação do G1

Comentários


Jota Sales, Romildo Nascimento, Gomes Silva, Lázaro Leyson e Morib Marcelo