"Design Inteligente anda de mãos dadas com Deus"

Foto ilustrativa: Google imagens



FORTALEZA - A mentalidade que caracteriza esse físico cristão entrevistado tem crescido bastante no meio cristão por, entre outros fatores, influência do "marketing sutil" da organização "Cristãos na Ciência", financiada pela Templeton Foundation, cuja postura cristã é liberal em vários segmentos. 

Em sua maioria, são boas pessoas, sinceras, bem intencionadas, consideravelmente eficazes na tentativa de conciliar a ciência e a fé cristã, especialmente na área de Humanas; contudo, na área de ciências da Natureza esse pessoal erra feio.

Seus representantes costumam ser gente de alto gabarito acadêmico, porém superficiais no estudo e compreensão do Design Inteligente, assim como dos paradigmas cientificistas (e não genuinamente científicos) da Teoria da Evolução, além de ignorar o histórico ideológico e o que de fato rola "à boca miúda" nos bastidores acadêmicos por trás do paradigma evolucionista. 

Acusam o DI de pseudociência, alegando que a proposta não é demonstrável sob o rigor do método científico. Porém, se for esse o critério, a TE também seria pseudociência, pois as "provas irrefutáveis" apresentadas por seus defensores são meras extrapolações a partir de fenômenos observáveis apenas no nível intraespecífico (dentro de uma mesma espécie). 

Não existe evidência concreta de adaptação evolutiva além do nível de microevolução, adaptações estas incapazes - inclusive matematicamente - de produzir novos grupos taxonômicos.  

O restante das evidências é claramente especulativo. Os evolucionistas mais honestos ousam, em raros momentos, admitir que não há evidências reais comprobatórias da TE, e que só não aceitam o DI, ou mesmo o criacionismo, porque estariam tendo que trazer Deus para dentro da ciência, o que eles acham inadmissível, por puro preconceito. 

Ou seja, se a verdade tiver de incluir a realidade de um Criador, esses cientistas não a querem; rejeitam-na a priori, preferindo enganar a si mesmos.

Esse pessoal costuma seguir a postura do evolucionismo teísta e afins, posição esta que eu, como biólogo e paleontólogo, adotei por longo tempo desde que me converti, mas que, depois, descobri que era produto de desinformação da minha parte.

No final, estava certo Louis Pasteur, pai da microbiologia: "Pouca ciência afasta de Deus; muita, aproxima".

Dr. Ricardo Marques
Biólogo, conferencista - reside em Fortaleza (CE).

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Comentários


Jota Sales, Romildo Nascimento, Gomes Silva, Lázaro Leyson e Morib Marcelo