OPINIÃO: Jatobá morre e deixa legado de trabalho, de empreendedorismo, incentivador do turismo

O empresário Antônio Jatobá era um grande incentivador do Encontro Para a Consciência Cristã [Foto: Arquivo VINACC]

Na manhã desta segunda-feira (30), Campina Grande amanheceu enlutada com a morte do empresário Antônio de Oliveira Jatobá, um alagoano radicado na Rainha da Borborema há várias décadas. Ele morre deixando um legado de trabalho, de empreendedorismo, incentivador do turismo e o exemplo de pai cuidadoso.

Como pastor, estive diversas vezes no Hotel do Vale participando de reuniões requintadas com cafés matinais. Como jornalista, tivemos inúmeras oportunidades de conversarmos, entrevistá-lo e aprender com seus ensinamentos, ora em algum hotel da cidade ou em seu escritório, no Paraíba Convention & Visitors Bureau, do qual foi seu presidente.

Aquele empresário era um grande incentivador do turismo religioso, sempre destacando o Encontro Para a Consciência Cristã, que é realizado em Campina Grande durante o período momesco.

Quem só o conhecia de vista não sabia que, por trás daquele homem de gestos calmos, conversa baixa, estava um homem inteligente, empreendedor e querido por todos aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecê-lo de perto ou que já tenham trabalhado com ele.

Jatobá entendia bem do que é turismo: Pax, forfait e a diversidade existente no turismo brasileiros, a exemplo do turismo de massa; turismo de Incentivo; turismo cultural; turismo de eventos; turismo de estudos; agroturismo; turismo rural; turismo náutico; turismo Ecológico; Turismo de Aventura... Amava lhe dá com essas nuances desse setor da sociedade.

CARGOS
O empresário Antonio de Oliveira Jatobá foi presidente da Associação Comercial, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e do Paraíba Convention & Visitors Bureau em Campina Grande.

De acordo com matéria que li publicada pelo portal ClickPB, Antônio Jatobá nasceu na cidade de Viçosa (AL) e chegou em Campina Grande no início dos anos 60 para trabalhar como gerente de uma loja de tecidos. “Anos depois, iniciou suas atividades empresariais atuando no comércio varejista de tecidos com a loja “Casa Sem Nome”, com matriz localizada na Rua Maciel Pinheiro e mais 12 filiais em vários estados do Nordeste”.

Jatobá também atuou no segmento de avicultura. Nos anos 80 inaugurou a casa de shows Vale do Jatobá e, em seguida, o Hotel do Vale.

Nos últimos anos, apesar do cansaço imposto pela idade, Jatobá ainda frequentava as atividades das entidades empresariais, estando igualmente presente nas principais discussões da cidade. 

O sepultamento de Jatobá aconteceu na tarde desta segunda-feira, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no Monte Santo, em Campina Grande.

Jornalista Gomes Silva
Editor do blog

Comentários


Jota Sales, Romildo Nascimento, Gomes Silva, Lázaro Leyson e Morib Marcelo