Pacote de Privatização: dólar cai e bolsa decola!

O presidente do Brasil, Jair Bolsoanro, ao lado de Paulo Guedes [Foto: google Foto:]

BRASÍLIA - Ao contrário do que se pensou, o vazamento do hackeamento das  mensagens da Lava Jato não paralisou país. Pelo contrário, a agenda econômica tem avançado bastante, com relexos bastante positivos sobre o mercado nanceiro (em 1 mês dólar caiu -3,3% e a bolsa subiu 6,4%).

Esse otimismo não se vericou apenas na mudança de preço dos ativos, mas também na imprensa internacional. A revista Forbes, por exemplo, trouxe a seguinte manchete na semana passada: Brazil is back, Baby.

A volta do Brasil como um player importante aos olhos dos investidores tem lastro na realidade. Semana passada, a reforma da Previdência passou pela Câmara dos Deputados.

Tudo indica que a votação no Senado não trará grandes surpresas, e o texto nal deverá car parecido com o da Câmara. Isso signica uma economia projetada em torno de R$930 bilhões, de acordo com estimativas do próprio governo.

A melhora no humor do mercado não decorre apenas da reforma da previdência, fundamental para melhorar as contas públicas e trazer os investimentos de volta pelo canal das expectativas; mas também, de avanços importantes na agenda econômica.

Parte dessa agenda é a MP da liberdade econômica, que traz uma série de medidas para desburocratizar o processo produtivo, com impactos positivos para a atividade empresarial, conforme abordado no artigo MP da liberdade econômica é boa para o Brasil, pergunte ao Silvio Santos.
  
Outra medida importante foi o acordo histórico de comércio internacional entre União Europeia-Mercosul. Esse acordo deverá ao longo dos anos intensicar o comércio internacional entre os blocos, gerando crescimento econômico para os países envolvidos, conforme abordado no artigo Por que o acordo Mercosul - União Europeia é globalização, e não globalismo?

Da Redação
Com informação do Infomaney



Comentários


Jota Sales, Romildo Nascimento, Gomes Silva, Lázaro Leyson e Morib Marcelo