Racionamento de água em Campina Grande deve passar por mudanças

O gerente regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Simão Almeida, revelou que o racionamento feito em Campina Grande poderá passar por mudanças ainda este mês.
Ele disse que a população de Campina Grande, mesmo em meio à crise hídrica enfrentada, permanece abastecida.
Entretanto, o gerente reconheceu que alguns pontos da cidade passam por problemas e só tem água um dia por semana.
– A crise está estabelecida e, para ter uma ideia, nós temos hoje no Estado 100 sistemas em racionamento e 30 sistemas em colapso. Para ser exato, temos 66 sistemas operando em sua normalidade e isso representa, apenas, aproximadamente 30% de toda a cidade. Por incrível que pareça, a situação do Rio Grande do Norte e Ceará é pior do que na Paraíba – falou.
Simão afirmou que, em 2015, o plano de contingenciamento feito pela Agência Nacional da Águas (ANA) foi cumprido “ao pé da letra”.
De acordo ele, o primeiro plano de racionamento foi iniciado em 6 de dezembro de 2014 e até o dia 31 de dezembro de 2015 foi economizado, através do racionamento, 7 milhões de metros cúbicos d’água.
Apesar de economizar 7 milhões m³ d’água, o gerente relata que a situação ainda é desconfortável, pois está previsto até o dia 20 de janeiro que se entre no volume tangível do açude de Boqueirão e comece ser utilizado o sistema de captação flutuante.
– O sistema foi uma obra complexa, que conseguimos implantar em tempo recorde, em apenas cinco meses. O sistema está pronto para funcionar, foi testado, fizemos uma pré-operação do sistema, encontra-se em stand by, esperando se não houver recarga nesse período, partiremos com o sistema de captação flutuante – garantiu.
Ele ressaltou que, provavelmente, haverá mudanças no racionamento d’água de Campina Grande.
– Se tratando em operar com o sistema de captação flutuante, provavelmente, vai haver uns ajustes nos dias de racionamento. Adianto logo que não vai aumentar os dias de racionamento. Mas, é possível que algumas partes da cidade recebam água em determinados dias e outras partes da cidade recebam água em outros dias. Ou seja, deixa de ser um racionamento na produção e passará a ser um racionamento zoneamento dentro da cidade – revelou.
Simão explicou que há a possibilidade do racionamento ser concluído na terça-feira e não mais nas quartas-feiras.
Além disso, ele comentou sobre o aumento na tarifa da água pela Agência de Regulação do Estado da Paraíba de 21,71%, que é distribuída pela companhia, justificando que os reajustes acontecem uma vez ao ano e que a Cagepa perdeu receitas significativas por causa do racionamento.

*As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM

FONTE: Da Redação do ParaibaOnline.net.br*

Comentários


Jota Sales, Romildo Nascimento, Gomes Silva, Lázaro Leyson e Morib Marcelo